O peculiar movimento de girar sua inflorescência em direção ao sol inspirou o nome desta planta de proporções exageradas. Firmado como artigo de cultivo em larga escala para a produção de grãos e óleo, o girassol (Helianthus annuus L.) é também utilizado na ornamentação de jardins e em arranjos para decoração.
O grande porte da planta, que pode chegar a 1,80 metro de altura, nem sempre agrada a esse tipo de consumo. Por isso, a partir de técnicas de cultivo e de melhoramento genético, surgiram versões de girassóis menores, mais compactos, que podem ser cultivados e comercializados em vasos.
A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolve ainda cultivares ornamentais estéreis. Produzido em grande quantidade, o pólen pesado e denso da planta cai facilmente da flor e acaba sujando o local, além de causar alergia em algumas pessoas. Outra frente de pesquisa do órgão é o desenvolvimento de sementes capazes de gerar exemplares com pétalas de tonalidades diferentes do tradicional amarelo.
Depois de aprender como plantar rosas, vamos descobrir a partir de agora como plantar girassol.

Como Plantar Girassol

Como Plantar GirassolO girassol tem boa adaptação ao clima e é tolerante à seca, mas deve ser cultivado em locais com disponibilidade de irrigação. Dotado de um sistema radicular que se aprofunda no solo, tem alta capacidade de absorção de água e nutrientes. Porém, a planta é sensível à compactação do solo e prefere terrenos melhorados.
O grão pode ser utilizado para consumo animal, extração de óleo e obtenção de farinhas que servem como ingrediente para a produção de pães e outros alimentos. A plantação de girassol ainda pode servir de base para a produção de mel de abelhas.
Natural da América (há controvérsias sobre o local de origem, que pode estar nos Estados Unidos e México ou no Peru) e introduzida na Europa no século XVI, a planta é hoje cultivada nos cinco continentes e tem sua importância renovada pela crescente busca por fontes renováveis de energia.
Isso porque seu óleo, além de ser saudável para a alimentação humana, com propriedades que reduzem o nível de colesterol, também é matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

Plantação de Girassol

Como Plantar Girassol: Informações Gerais

  • Solo: bem-drenados, não compactos e férteis;
  • Clima: temperado;
  • Área mínima: um canteiro;
  • Colheita: 50 dias após o plantio;
  • Custo: 64 centavos o envelope com sementes.

Como Plantar Girassol: Plantio e Produção

Início

Há no mercado variedades de polinização abertos e híbridos disponíveis para os interessados em plantar. Apesar de mais uniformes e com potencial para produzir mais, os híbridos têm sementes mais caras em relação ao outro tipo de variedades.
Para a produção de flor de corte, devem ser adquiridas as cultivares unicapituladas, ou seja, as que produzem apenas uma flor. Para jardins, são recomendadas as plantas que originam múltiplas flores.

Variedades

Novas opções estão surgindo no mercado, com cores e tamanhos diferentes do original. As variedades de girassol mais conhecidas são as de pétalas amarelas, com variações apenas no centro, que pode ser claro ou escuro.

Plantio

O girassol pode ser plantado até em quintais diretamente no canteiro, sejam a céu aberto ou em estufa. Coloque três sementes em cada pequena cova, com quatro centímetros de profundidade. Irrigue uma vez por semana.

Adubação

Depende da fertilidade do solo. Em geral, são indicados de 40 a 60 quilos por hectares de nitrogênio, de 40 a 80 quilos de fósforo e 40 a 80 quilos de potássio. É importante fazer, seis meses antes do plantio, a correção de acidez do terreno com o uso e calcário.

Espaçamento

Em um canteiro de dez metros de comprimento e dois metros de largura, deixe espaço de 50 centímetros entre linhas e de 25 centímetros entre covas nas linhas. Com essas medidas, o cultivo pode gerar cerca de 160 flores.

Tratos

Evite ataque de ervas daninhas nos primeiros 30 dias do cultivo. Após esse período, a plantação consegue manter a produtividade mesmo com a incidência de novas infestações. Outras pragas do girassol são vaquinha, lagarta-preta e percevejos.
Como não há por aqui registro de inseticidas para o combate dos parasitas, recomenda-se um monitoramento freqüente do plantio para impedir a propagação.
Entre as doenças, as mais comuns são a alternária, que se prolifera em clima quente e úmido, e a podridão-branca ou mofo branco (clima frio e úmido), que pode ser inibida com a rotação de culturas de gramíneas.

Produção

Após cerca de 50 dias do início do plantio, as flores começam a abrir, quando devem ser colhidas. Mantenha a planta com a base amarrada e dentro da água. O transporte deve ser rápido e com cuidado, pois se a comercialização passar de 15 dias, o girassol começa a murchar.

Postar um comentário

 
Top